Seminário de Fase Preparatória
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Sobre
A Nova Lei de Licitação e Contrato (NLLC) buscou aprimorar as contratações públicas e para tanto incorporou em seu texto novidades e excertos de normativos legais e infralegais que regulamentam as contratações públicas – bens, serviços, obras e serviços de engenharia, dos quais ganha destaque o planejamento da contratação, inclusive sendo alçado a princípio administrativo.
No âmbito do Poder Executivo federal, o planejamento da contratação não se reveste de novidade, todavia, a partir de 01 de janeiro de 2024, os demais entes federativos – municípios, estados e Distrito Federal, deverão organizar as respectivas contratações com observância à Lei nº 14.133/2021, com destaque para a Fase Preparatória.
A fase preparatória inaugura a sequência do processo de licitação e se caracteriza pelo planejamento e deve compatibilizar com o plano de contratações anual e abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas e de gestão que possam interferir na contratação, e, ainda, compreende a elaboração dos seguintes artefatos: estudo técnico preliminar; termo de referência; orçamento estimativo; análise de riscos; instrumento convocatório; minuta de contrato; e ata de registro de preços, se for o caso.
Programação
Professoras
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Angelina Leonez
Especialista em Gestão Pública e em Licitações e Contratos. Graduada em Administração pela UFRN. Servidora de órgão federal, atuando como Pregoeira, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, e Coordenadora de Licitações, Compras e Contratos. Atualmente está como Coordenadora-Geral de Licitações e Contratos na AGU. Autora de artigos e e-books sobre Planejamento das Contratações, dentre outros temas, conteudista da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, e facilitadora de treinamentos na área de contratações públicas.
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Christianne Stroppa
Advogada na Jacoby Fernandes & Reolon Adv. Associados. Professora Doutora e Mestre pela PUC/SP. Ex-Assessora de Gabinete no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Advogada especialista em Licitações e Contratos Administrativos. Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA, do Instituto de Direito Administrativo Paulista – IDAP, do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP e do Instituto Nacional de Contratação Pública - INCP. Autora de diversos artigos e palestrante na área da contratação pública.
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Ketlin Feitosa
Formada em Direito (UNICEUB), com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais (POLI/USP) e mestrado em administração pública (IDP), pós-graduanda no curso Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em gestão sustentável e ocupa desde 2008 o cargo de assessora-chefe de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Implementou projetos referentes à temática no Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional do Trabalho da 1ªRegião.
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Virgínia Bracarense
Especialista em Direito Público (IEC/PUC-Minas). Pós-graduada em Liderança de Gestão Pública pelo MLG/CLP. Bacharel em Direito (UFMG) e Administração Pública (FJP/MG). Servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Subsecretária de Compras Públicas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais - SEPLAG/MG (2023-atual) e coordenadora dos Grupos de Trabalhos de implantação da Nova Lei de Licitações e de Capacitação em Compras Públicas no Estado de Minas Gerais.
Objetivo
Capacitar agentes públicos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal que atuam com contratações públicas no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à correta instrução processual a partir da compreensão do objetivo/função de cada documento a ser elaborado durante a fase preparatória, de modo a promover eficiência, efetividade e eficácia em suas contratações.
Público alvo
Servidores e empregados públicos que atuam nas áreas de compras (logística), membros da equipe de planejamento, pregoeiros, agentes de contratação, gestores e fiscais de contratos, bem como profissionais envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitação e contratos da Administração Pública e demais interessados no assunto.
Investimento
R$ 3.290,00
Incluso
- Mochila;
- Garrafa térmica;
- Material didático;
- Certificado de conclusão;
- Coffee break e almoço.
Conteúdo programático
Planejamento de Compras Públicas
- Panorama das compras públicas. Poder de compras do Estado e a relação com o planejamento das compras. Compras públicas e cadeia de valor;
- Planejamento de compras na Nova Lei de Licitações;
- Planejamento estratégico e planejamento anual de compras;
- Alinhamento entre os instrumentos de planejamento: estratégico, de compras e orçamentário;
- Métodos para elaboração do planejamento anual de contratações. A relação entre compras, logística e políticas públicas;
- Planejamento de compras públicas e a relação com a governança das aquisições e contratações;
- Planejamento de compras e os princípios e objetivos das compras públicas;
- Planejamento de compras públicas como instrumento para implementação de estratégias de compras e de eficiência da área de contratações (centralização, registro de preços etc.);
- Planejamento de compras x Planejamento da contratação;
- Boas práticas sobre planejamento de compras públicas. Espaços de regulamentação; e
- Implementando o planejamento de compras públicas.
Estudo Técnico Preliminar
- Documento de oficialização da demanda;
- Equipe de planejamento;
- Estudo Técnico Preliminar:
- Aspectos normativos e prático na elaboração do ETP:
- Visão geral dos elementos do ETP:
- Elementos do Estudo Técnico Preliminar:
- Descrição da necessidade da contratação;
- Descrição dos requisitos da contratação;
- Levantamento de mercado;
- Descrição da solução como um todo;
- Estimativa das quantidades a serem contratadas;
- Estimativa do valor da contratação;
- Justificativa para o parcelamento ou não da solução;
- Contratações correlatas e/ou interdependentes;
- Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico;
- Resultados pretendidos;
- Providências de adequação do órgão ou entidade;
- Impactos ambientais e medidas de tratamento; e
- Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação.
- Elementos obrigatórios X Elementos opcionais;
- Análise durante a elaboração do ETP;
- Reestruturando o ETP;
- Regras Específicas;
- Exceções à elaboração do ETP;
- Publicação do ETP;
- Estimativa de Preço quando da Elaboração do ETP e do TR; e
- Jurisprudência do TCU.
Aspectos Jurídicos do Termo de Referência
- Governança, objetivos e princípios do processo de contratação;
- Competências do órgão de assessoramento jurídico na Lei nº 14.133/2021;
- É dever do parecerista analisar os artefatos de Governança;
- Conceito de Termo de Referência;
- Finalidade do Termo de Referência;
- Elementos do Termo de Referência;
- Há implicações jurídicas na análise do Termo de Referência;
- Como analisar a definição do objeto;
- Como analisar a indicação de marca/produto;
- Como analisar a possibilidade de vedação de marca;
- Como analisar o parcelamento ou não do objeto;
- Item x lote x grupo, como o parecerista deve se manifestar;
- O enquadramento de bem/serviço como comum deve ser analisado pelo parecerista?
- Como analisar a fundamentação da contratação;
- Como analisar a descrição da solução como um todo;
- Como analisar os requisitos da contratação;
- Quais os limites jurídicos dos documentos de qualificação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal, social e trabalhista?
- Como analisar a exigência de apresentação de amostra/prova de conceito?
- Como analisar a exigência de visita técnica/vistoria;
- Como analisar o modelo de execução do objeto;
- Como analisar o modelo de gestão do contrato;
- Como analisar os critérios de medição e pagamento;
- Como analisar a indicação de pagamento antecipado;
- Como analisar as estimativas do valor da contratação;
- Como analisar a adequação orçamentária;
- Como analisar a possibilidade ou não de participação de empresas em consórcio;
- Como analisar a possibilidade ou não de subcontratação;
- Como analisar a vigência do contrato;
- A assessoria jurídica pode se manifestar sobre a responsabilidade pela elaboração e autorização do Termo de Referência?
- Há um prazo adequado para a manifestação da assessoria jurídica? E
- Possibilidades e efeitos da manifestação da assessoria jurídica: próximos passos do processo de contratação.
Sustentabilidade em Contratações Públicas
- Sustentabilidade:
- Conceito, dimensões e Agenda 2030;
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e
- Contextualização histórica legal.
- Governança Sustentável e seus principais instrumentos:
- PLS como instrumento de Governança de Contratações;
- Alinhamento com o Plano de Contratações Anual; e
- Alinhamento com os Planos setoriais para desdobramento da estratégia.
- Plano Diretor de Logística Sustentável:
- Eixos temáticos;
- Como implementar o PLS;
- Formatação de indicadores e metas para melhor resultado;
- Proposição de ações; e
- Modelos de PLS.
- Contratações Públicas Sustentáveis:
- Critérios de sustentabilidade na Nova Lei de Licitações;
- Ciclo de vida do objeto (fluxo cíclico e linear); e
- Modelo de análise para inserção de critérios de sustentabilidade.
Formas de Pagamento e Dados Institucionais
A contratação e o pagamento serão realizados em nome de PORTAL L&C CURSOS E CAPACITAÇÃO LTDA., empresa inscrita no CNPJ/ME nº 38.056.454/0001-57, com Inscrição Estadual nº 0799631500190.
Uma das opções de forma de pagamento é a transferência bancária do valor total do curso. Os dados bancários são os seguintes:
- Banco Inter (Código 077)
- Agência: 0001
- Conta: 7561389-1
- PIX: 38.056.454/0001-57
Há a opção de pagamento com cartão de crédito, parcelado ou não, que deverá ser feita pelo sistema adotado pelo Portal L&C.
Certidões de Regularidade Fiscal e Trabalhista
O Portal L&C é credenciado e cadastrado no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, do Ministério da Economia.
- Certificado de Registro Cadastral – CRC-SICAF;
- Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
- Certidão Negativa de Débitos junto ao Distrito Federal;
- Certificado de Regularidade do FGTS;
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.
*O Portal L&C tem sede no Distrito Federal e por isso não conta com Inscrição Municipal.
Termos e Condições
- A inscrição no curso será confirmada com o envio de documento que comprove o empenho pela entidade pública contratante ou a realização do pagamento por algumas das formas admitidas;
- Será admitida a substituição de quaisquer dos participantes indicados pelo contratante até 1 (um) dia antes do início do curso;
- Eventual cancelamento de inscrição só será possível se solicitado com a antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis anteriores ao início do curso, hipótese em que será garantida a devolução da integralidade de eventual pagamento já realizado;
- Caso não se atinja o número de inscrições necessários para a formação da turma ou na hipótese de problemas operacionais, será é garantido ao Portal L&C o direito de adiar ou cancelar a realização do curso.
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