Planilha de Custos e Formação de Preços

Planilha de Custos e Formação de Preços

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Sobre

Independentemente do objeto da contratação, é dever da administração realizar estimativa de preços de modo a estabelecer o valor máximo a ser aceito durante o certame. Em se tratando de prestação de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, a estimativa é realizada a partir da elaboração de uma planilha de custos e formação de preços, com a utilização da técnica de autopreenchimento.

Programação


05/06/2024
08:30h - 18:00h
quarta-feira
06/06/2024
08:30h - 18:00h
quinta-feira
07/06/2024
08:30h - 18:00h
sexta-feira

Professor

  • João Domingues

    João Domingues

    Fundador do Portal L&C e Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Especialista em Orçamento Público pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Atualização em Licitações e Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Professor da Enap nas áreas de gestão e fiscalização de contratos, termo de referência e edital. Instrutor e conferencista em diversos eventos de contratação pública.

Mais informações

Objetivos

Capacitar servidores públicos que atuam na elaboração do orçamento estimativo, a partir da apresentação de metodologias de precificação aplicáveis a serviços terceirizados com DEMO; Possibilitar análise segura de propostas apresentadas na fase de seleção do fornecedor, especialmente quanto à adequabilidade e à exequibilidade dos preços ofertados; e Apresentar orientações visando a regular execução contratual

Público alvo

Servidores de áreas requisitantes e responsáveis pela elaboração do estudo técnico preliminar e termo de referência; membros de comissão de licitação; pregoeiros; equipe de apoio; consultores; advogados; assessores jurídicos; responsáveis pelo setor de contratações; profissionais que atuam nos departamentos de controle interno e externo dos órgãos; gestores e fiscais de contratos; e profissionais do setor privado que atuem nesse segmento e demais interessados no tema.

Investimento

R$ 3.290,00 


Incluso

  • Mochila;
  • Garrafa térmica;
  • Material didático;
  • Certificado de conclusão;
  • Coffee break e almoço.

Conteúdo Programático

Módulo 1

1.    Introdução:

1.1.  Principais dúvidas

1.2.  Objetivos do processo licitatório

1.3.  Metodologias de elaboração do orçamento estimativo

1.4.  Apresentação de resultados de contratações de serviços com DEMO

2.    Reforma trabalhista:

2.1.  Principais alterações

2.2.  Os impactos na elaboração do orçamento estimativo

2.3.  Os impactos da execução contratual

3.    Categoria preponderante

4.    Planejamento da contratação:

4.1.  Aspectos relevantes da contratação de apoio administrativo

4.2.  Aspectos relevantes da contratação de vigilância patrimonial

4.3.  Elementos relevantes da contratação de prestação de serviços de limpeza

5.    Estrutura da planilha de custos:

5.1.  Importância da definição

5.2.  Modelos de PCFP

5.3.  Estrutura da PCFP

6.    Aspectos Relevantes da CCT, ACT e DCT

6.1.  Instrumento coletivo utilizado na elaboração do orçamento estimativo

6.2.  Registro da CCT e ACT

6.3.  Aplicação do DCT

6.4.  CCT ou ACT utilizado pela empresa na elaboração da proposta de preços

6.5.  Divergências entre CCT e ACT

 Módulo 2

7.    Metodologia de cálculo

7.1.  Módulo 1:

·         Piso salarial

·         Adicional de periculosidade

·         Adicional de insalubridade

·         Adicional noturno

·         Horas extraordinárias

·         Realização de exercício

7.2.  Módulo 2 – Submódulo 2.1:

·         Décimo terceiro salário

·         Férias e adicional de férias

·         Base de cálculo

·         Percentual de férias:

·         Conta Vinculada

·         Pagamento pelo Fato Gerador

7.3.  Módulo 2 – Submódulo 2.2

·         Composição

·         Percentuais

·         Base de cálculo

·         Empresa desonerada

·         Empresa Optante pelo Simples Nacional

7.4.  Módulo 2 – Submódulo 2.3

·         Composição

·         Valores da CCT

·         Obrigatoriedade da despesa X Vedação de custeio

·         Realização de exercício

7.5.  Módulo 3:

·         Composição

·         Percentual

·         Base de cálculo

·         Apresentação de cases

·         Realização de exercício

7.6.  Módulo 4 – Submódulo 4.1:

·         Composição

·         Percentual

·         Base de cálculo

·         Apresentação de cases

7.7.  Módulo 4 – Submódulo 4.2:

·         Composição

·         Tipos de intervalo intrajornada

·         Base de cálculo

·         Apresentação de cases

·         Realização de exercício

7.8.  Módulo 5:

·         Composição

·         Pesquisa de preços

·         Análise crítica de valores

·         Depreciação

·         Apresentação de cases

·         Realização de exercício

7.9.  Módulo 6

·         Composição

·         Metodologia de cálculo

·         Regime tributário

·         Percentuais

·         Apresentação de cases

·         Realização de exercício

 Módulo 3
8.    Realização de oficina:

  • Realização de exercício voltado para elaboração de orçamento estimativo para os serviços de limpeza e conservação, com disponibilização das documentações necessárias à realização das atividades
  • Metodologia utilizada durante a oficina: autopreenchimento
  • Referência adotada do local da prestação de serviços: Brasília


Formas de Pagamento e Dados Institucionais


A contratação e o pagamento serão realizados em nome de PORTAL L&C CURSOS E CAPACITAÇÃO LTDA., empresa inscrita no CNPJ/ME nº 38.056.454/0001-57, com Inscrição Estadual nº 0799631500190.

Uma das opções de forma de pagamento é a transferência bancária do valor total do curso. Os dados bancários são os seguintes:

  • Banco Inter (Código 077)
  • Agência: 0001
  • Conta: 7561389-1
  • PIX: 38.056.454/0001-57 

Há a opção de pagamento com cartão de crédito, parcelado ou não, que deverá ser feita pelo sistema adotado pelo Portal L&C.

Certidões de Regularidade Fiscal e Trabalhista

Portal L&C é credenciado e cadastrado no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, do Ministério da Economia.

Certificado de Registro Cadastral – CRC-SICAF;

Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;

Certidão Negativa de Débitos junto ao Distrito Federal;

Certificado de Regularidade do FGTS;

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

*O Portal L&C tem sede no Distrito Federal e por isso não conta com Inscrição Municipal.

Termos e Condições

A inscrição no curso será confirmada com o envio de documento que comprove o empenho pela entidade pública contratante ou a realização do pagamento por algumas das formas admitidas;

Será admitida a substituição de quaisquer dos participantes indicados pelo contratante até 1 (um) dia antes do início do curso;

Eventual cancelamento de inscrição só será possível se solicitado com a antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis anteriores ao início do curso, hipótese em que será garantida a devolução da integralidade de eventual pagamento já realizado;

Caso não se atinja o número de inscrições necessários para a formação da turma ou na hipótese de problemas operacionais, será é garantido ao Portal L&C o direito de adiar ou cancelar a realização do curso.


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